Notícias › 21/09/2017

Noviciado Franciscano e a vivência comum com os Postulantes

Dentro da proposta formativa do Noviciado Comum (interprovincial), nossa Fraternidade, sediada na Fazenda São Boaventura – Convento Santíssimo Nome de Jesus – Catalão/GO., recebeu para vivência fraterna entre os dias dezessete a vinte e quatro de setembro, os Postulantes das três entidades que compõem o Noviciado. São elas: Custódia do Sagrado Coração de Jesus/SP; Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora/MS; Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil/GO.

O objetivo primeiro desta Semana é o de os Postulantes vivenciarem um pouco o dia a dia do Noviciado, e a fraterna integração entre eles, uma vez que eles vêm de regiões geográficas muito diversas: Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-oeste. Outro objetivo: conhecer não só o espaço geográfico onde está localizado o Noviciado, como também a cultura local, o ambiente religioso, e um pouco das atividades apostólicas desenvolvidas pelos noviços: Lar dos Idosos, Capelania Hospitalar, e a evangelização por meio do Programa de Rádio.

Durante esta semana, os Postulantes são orientados a fazerem a experiência da vida fraterna, vida de oração e trabalho, estudo e lazer, retiro, e contato com a Comunidade Rural participando do Santo Terço em Família.

No quesito formação, eles estudam a descrição do noviciado, os meios pedagógicos formativos, e os critérios que nossa Ordem exige para admissão do Noviço aos Votos de “sem próprio, castidade e obediência”. Na dimensão da espiritualidade são convidados a fazerem a experiência do silêncio, da contemplação e da oração como nos ensina São Francisco de Assis. No que diz respeito a vida de trabalho, são convidados a se envolverem, junto aos atuais freis noviços, no cotidiano de nossa realidade.

São catorze jovens vindos de São Paulo, Mato Grasso do Sul e Goiás fazendo esta experiência. Agradecemos o apoio de nossos benfeitores, Ordem Franciscana Secular, Juventude Franciscana, que colaboram para que a Formação dos Jovens Frades aconteça com tranquilidade, e alegria. Paz e bem.

Frei Ronildo Arruda, ofm.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.