Notícias › 27/11/2017

Pastoral Vocacional: celebração do cuidado vocacional

 

Cuidar da Vida. Cuidar da Vocação. Cuidar da pessoa. Estas expressões são fortes, e tem ganhado espaço cada vez mais no âmbito de trabalho da Pastoral do Cuidado Vocacional da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil, em Goiás, Distrito Federal e Tocantins.

Nesse ano de 2017 muitos foram os trabalhos desenvolvidos pela Pastoral Vocacional: Marcha Franciscana para o Vale da Misericórdia (Cocalzinho/GO.); Caminhada Franciscana para Trindade; trabalho de divulgação da Pastoral nas Paróquias que trabalhamos por meio do material vocacional (calendários, panfletos, missas); acompanhamento personalizado aos vocacionados, e, claro, nossos Encontros Vocacionais Provinciais.

Tivemos momentos fortes celebrativos neste ano de 2017, a exemplo, a celebração da Profissão Solene de frei Túlio Freitas, e a implantação do programa “Expressão de Fé”, na Rádio Cultura FM, em Catalão. Também foram momentos expressivos a presença da Pastoral Vocacional nas Festas Religiosas: Santo Antônio, em Brasília; e Senhor do Bonfim, em Araguacema/TO.

Retornando à abordagem dos nossos Encontros Vocacionais, atualmente a Pastoral Vocacional tem focado algumas linhas de trabalho com o vocacionado fortalecendo esta etapa da formação, numa abordagem da formação humana, cristã e franciscana, além da espiritualidade e da história de nossa entidade provincial.

Assim, neste último final de semana de novembro, de 24 a 26, nosso Encontro Admissional celebrado no Convento São Francisco – Cúria Provincial – Anápolis, contou com a presença de onze jovens, sendo que oito foram admitidos ao postulantado, e três ao aspirantado.

Foi um final de semana bonito, com oração, partilha de vida, e confraternização. Os jovens puderam conhecer o Museu da Província, participaram da Santa Missa no Mosteiro das Clarissas, e, no domingo, participaram deste momento na Capela Santa Maria dos Anjos.

No sábado, dia 25 de novembro, frei Ronildo Arruda foi liberado dos trabalhos do Encontro Admissional para estar, em Retiro, com os frades de profissão temporária que se preparam para renovar os seus votos. São eles: frei Fernando Costa, frei João Paulo, frei Renildo Belarmino, frei Lucas Lôbo, frei Ataufo Dheynison, frei Marcos Magi e frei Matheus Dutra. Já frei Robleygson se prepara para professar os votos. A celebração acontecerá no próximo dia 29 deste mês, às 19h, na Capela Santa Maria dos Anjos – Anápolis.

Todo o Retiro foi celebrado a partir de reflexões sobre a vida fraterna e o seguimento a Cristo, a acolhida, a confiança, a oração e o espírito de gratidão ao chamado que Deus nos faz a cada dia a nos consagrarmos a Ele de todo o coração.

No domingo, dia 26, após as conclusões do Encontro Admissional, frei Marco Aurélio, nosso Ministro Provincial, presidiu a oração conclusiva que retomou o nosso Primeiro Encontro Vocacional Provincial: “Senhor, o que queres que eu faça”.

Com a bênção de envio, cada jovem recebeu a missão vocacional de anunciar a Cristo, e seu Evangelho, ao modo simples de São Francisco de Assis vivendo em fraternidade, e anunciando, com a vida, a paz e o bem.

Nossa gratidão a todos os benfeitores que nos ajudam no processo formativo dos jovens frades de nossa Província, a Fraternidade do Convento São Francisco de Assis, Anápolis, que acolheu esse momento celebrativo de nossa Pastoral. Agradecemos também a toda Equipe da Pastoral Vocacional, incluindo nossos aspirantes, postulantes e frades do pós-noviciado, que neste ano abrilhantaram cada momento de nossas atividades com seriedade vocacional, alegria, e contentamento.

E você, jovem, que sente o desejo de consagrar sua vida a Deus, seja como sacerdote ou religioso irmão, conheça nosso carisma, nossa forma de vida, e nossa missão. Venha ser um Frade Menor Franciscano! Contato: 62 3098 3816.

Frei Ronildo Arruda, ofm.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.