Notícias › 25/09/2017

Semana de Noviço: tempo de discernimento

Nesta semana – de 17 a 24 de setembro – nosso Noviciado Comum, Fazenda São Boaventura – Convento Santíssimo Nome de Jesus / Catalão/GO., esteve movimentado, pois os jovens postulantes de nosso Ordem experimentaram, a cada dia, a vida e o ritmo do Frade Noviço.

Experiências pautadas na dimensão da vida de oração e devoção, vida de trabalho e estudos, missão, recolhimento e silêncio, lazer, e cuidado para com os espaços e ambientes comuns da fraternidade.

Um momento de destaque fora o dia dezoito de setembro, ocasião em que a Fraternidade celebrou o aniversário de Vida Religiosa Consagrada de frei Bruno Scapolan, mestre e guardião do Noviciado (08 anos de profissão perpétua), frei Jair da Cruz, mestre do aspirantado e secretário para Formação e Estudos da Província; frei Ronildo Arruda (ambos com 07 anos de profissão perpétua); frei Alex Oliveira, mestre e guardião do postulantado da Província (06 anos de profissão perpétua). Recordamos também o aniversário de profissão perpétua de frei Fábio Inácio, hoje missionário em Jerusalém (10 anos de profissão perpétua), e frei Sérgio Luiz (17 anos de profissão perpétua).

Na terça-feira, dedicamos nosso dia ao Capítulo V de nossa Regra e Forma de Vida: foi um dia voltado para o trabalho. Na quarta-feira, ouvimos o envio a missão: gravar programa de Rádio, visitar a Capelania Hospitalar (Santa Casa de Misericórdia), e o Lar dos Idosos. À noite, celebramos o Santo Terço em Família. Na quinta feira, frei Ismael assessorou nosso dia de Recolhimento e Deserto, onde fizemos a experiência do silêncio contemplativo e oração. Por fim, o dia de sexta feira foi dedicado ao lazer e a convivialidade fraterna.

Foi uma Semana de grande proveito. Nossa gratidão a todos os benfeitores que nos apoiaram em mais esse projeto. Nossa gratidão as Instituições parceiras: Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, Santa Casa, Lar dos Idosos, Rádio Cultura FM, Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Zona Rural de Catalão) que nos receberam e nos apoiaram na dimensão formativa.

A nossa gratidão a todas as pessoas que incentivam e ajudam na Formação dos Jovens Frades, pois as vocações nascem e florescem na comunidade de fé. Que Deus abençoe e ilumine a caminhada desses treze jovens que nos pedem para viver, em 2018, nossa Forma e Regra de Vida revestidos das vestes de provação, em obediência, sem próprio e em castidade, como Frade Noviço; revestidos da paz de espírito para testemunharem, imitando e se conformando, a cada dia, o manso e humilde coração de Jesus, semeando o bem, e a alegria do Evangelho.

Frei Ronildo Arruda, ofm.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.