Província do Santíssimo Nome de Jesus

Notícias › 17/02/2023

A Espiritualidade do Tempo Quaresmal

Correm-se os dias do Ano Civil e passam-se também os dias do Ano Litúrgico, aquele que dá vida, sentido e seguimento ao povo de Deus. Dentro das sete primeiras semanas do Tempo Comum, enquanto membros do corpo da Igreja, fomos inseridos e imersos no mistério da vida pública de Nosso Senhor Jesus Cristo.

“Cada texto do Evangelho proclamado na liturgia dominical nos coloca no seguimento de Jesus Cristo, desde o chamamento dos discípulos até os ensinamentos a respeito do final dos tempos”, nos diz Frei Faustino Paludo, OFMCap., ex-assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB.

Impelidos pelo Espírito Santo, deste modo, somos convidados a percorrer não um outro caminho. Mas, o mesmo iniciado por Jesus Cristo após o seu Batismo nas águas do Rio Jordão, preparando-nos para vivenciarmos o grande mistério de amor vindo de Deus Pai, através do Filho, que será o tempo penitencial e de conversão que é a Quaresma.

“A palavra Quaresma vem do latim, quadragésima, e significa um período de 40 dias entre o Carnaval e a Páscoa. É um tempo de caminhada de purificação e renovação da nossa vida” (Oblatas do Santíssimo Redentor, 2022).

Com início no dia 22 de fevereiro de 2023, a celebração da Quarta-feira de Cinzas abrirá e iluminará o tempo Quaresmal. Neste mesmo dia, na Igreja do Brasil, dar-se-á início também a Campanha da Fraternidade 2023, que este ano abordará o tema: “Fraternidade e fome” e o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

A Campanha da Fraternidade, que este ano completa 61 anos de existência, com as suas ações e práticas construtivas, ajuda a iluminar os gestos fundamentais deste tempo litúrgico fundamentado na oração, no jejum e na esmola.  É importante a realização de ações concretas, pautadas nestes gestos, porque seguindo os passos de Jesus é preciso ter compaixão e ação, uma vez que ele fez essas coisas diante da multidão faminta.  Assim, junto a estas práticas, com o tema proposto para este ano de 2023, nascerá a prática e a virtude da caridade, aos quais cada um desses valores deverá ser vivenciado durante todos os dias do ano e não exclusivamente e unicamente no tempo quaresmal.

Somos convidados durante este tempo quaresmal a refletir profundamente em nossa fé, na graça divina através das celebrações que nos conduzirão a um encontro com Deus, após um encontro particular, consigo mesmo. Portanto, é um tempo de partilha, de comunhão, de oração, entre outros, com a intenção de melhorar-se pessoalmente e, assim, aproximar-se mais de Deus e sua graça abundante.

Assim sendo, eis um tempo favorável para abrir-se à ação da graça de Deus, que nos dispõe ao Seu serviço, na vida da Igreja e no testemunho ao mundo. Possamos fazer um bom retiro quaresmal em nossas comunidades, participando assiduamente de nossas liturgias para que a Páscoa do Senhor seja para cada um de nós um tempo novo de vida e ressurreição.

Por Frei Hugo Junqueira, OFM.

Oração da Campanha da Fraternidade 2023 

Pai de bondade,
ao ver a multidão faminta,
vosso Filho encheu-se de compaixão,
abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes
e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”.
Confiantes na ação do Espírito Santo,
vos pedimos:
inspirai-nos o sonho de um mundo novo,
de diálogo, justiça, igualdade e paz;
ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária,
sem fome, pobreza, violência e guerra;
livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.
Que Maria, nossa mãe, interceda por nós
para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa,
sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos.
Amém.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Contatos

(62) 3327-0497

pvofmgoias@terra.com.br

Endereço

Av. São Francisco de Assis, 363 - Bairro Jundiaí, Anápolis, GO - Cx Postal 461

Center map
Como chegar

Facebook

X