A ORDEM FRANCISCANA SECULAR E A SUA ESPIRITUALIDADE
Os irmãos e irmãs da penitência ao longo da história testemunham o Evangelho no mundo, segundo o exemplo do Seráfico Pai São Francisco de Assis, na conversão pessoal diária.
Os franciscanos são responsáveis por construírem a partir de suas competências uma sociedade fraterna que busca a dignidade da pessoa humana na promoção da justiça e do cuidado com a natureza.
Por isso, o primeiro chamado do franciscano secular é a prática da fé a partir de sua vida, trazendo para os seus relacionamentos interpessoais a vivência evangélica.
O franciscano secular não tem uma ação específica, seja na Igreja ou na sociedade, o que se tem é a presença fraterna que convida a prática da caridade, sempre com a disposição de concretizar aquilo que é próprio de Francisco de Assis: a fraternidade, a minoridade e o desapego de bens materiais.
Na Ordem encontramos irmãos, comprometidos com a causa evangélica em pequenos gestos e também naquilo que movimenta a humanidade e o curso da história. Em suas próprias casas assumem a vivencia evangélica, como mães, pais e filhos, jovens e adultos, na sociedade, na vida eclesial e profissional.
Frei Alberto Beckhäuser OFM ensina sobre o testemunho de fraternidade com exemplos práticos citando a Regra:
“A última parte do capítulo II da Regra apresenta alguns campos em que os Irmãos e Irmãs da Penitência são chamados a dar testemunho da fraternidade. São eles:
- O exercício competente das próprias responsabilidades (n. 14);
- O testemunho da própria vida humana e iniciativas corajosas na promoção da justiça (n. 15);
- O apreço ao trabalho como forma de participar da obra da criação de Deus e como serviço à comunidade humana (n. 16);
- A vivência da vida familiar, tornando-a uma comunidade evangélica eclesial (n. 17);
- O respeito pela criação toda, sinal da presença de Deus (n. 18);
- Portadores da paz, pratiquem o ecumenismo, procurando os caminhos da unidade e dos entendimentos fraternos;
- Mensageiros da perfeita alegria, levarão aos outros a alegria e a esperança;
- Darão, finalmente, testemunho de serenidade e confiança diante da irmã morte.”
1A vida em fraternidade é uma virtude, porque é “ambiente privilegiado para desenvolver o sentido eclesial e a vocação franciscana e ainda para animar a vida apostólica de seus membros” (n.º 22 da Regra), a sua espiritualidade tem foco nas relações pessoais, especialmente nas reuniões fraternas, não se concebendo franciscano sozinho ou pela intelectualidade.
As fraternidades da Ordem Franciscana Secular estão abertas para receberem os irmãos que almejam a vivência do carisma franciscano, favorecendo a conversão pessoal através dos ensinamentos de nosso Seráfico Pai na construção do Reino de Deus que é justiça e paz.
Assim, “todo aquele que isto observar, seja repleto no céu da benção do altíssimo Pai, e seja, na terra, cumulado com a benção do seu dileto Filho, juntamente com o santíssimo Espírito Paráclito”2.
José Ney Boaventura