Pascoela reúne frades para celebrar vocações e renovar a esperança
Na manhã desta segunda-feira, 22 de abril, o Seminário Regina Minorum, em Anápolis (GO), acolheu a celebração eucarística durante a Pascoela dos Frades, momento tradicional em que a fraternidade da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil se reúne para prolongar, em espírito de oração e alegria, as graças do tempo pascal.
A Pascoela é um momento para renovar o ardor vocacional e espiritual da vida franciscana, em clima de fraternidade, memória e esperança.
Durante a celebração eucarística desta manhã, Frei Antônio recebeu os ministérios do Leitorato e do Acolitato, dois serviços importantes que fortalecem sua missão junto ao povo de Deus. O Leitorato capacita o frade a proclamar as Sagradas Escrituras nas celebrações litúrgicas; já o Acolitato o autoriza a auxiliar o sacerdote e o diácono no altar, assim como a colaborar na distribuição da Eucaristia.
A celebração também foi marcada pela ação de graças por jubileus de Vida Religiosa Consagrada:
- Frei Jaime e Frei William, celebrando 25 anos de vida religiosa;
- Frei João Mendes, comemorando 60 anos de consagração franciscana — testemunhos vivos de fidelidade, serviço e dedicação ao Evangelho.
O Ministro Provincial, Frei Carlos Antônio, OFM, que presidiu a celebração, lembrou que toda vocação é um chamado de Deus e que o tempo pascal é ocasião para refletir sobre a presença viva do Ressuscitado em nossa caminhada:
“A ressurreição é essa presença diferente, que se manifesta também na ausência. A oração é a fonte da vida nova. A nossa vocação precisa estar sempre diante do altar, diante do Senhor. Aqui, renovamos o nosso compromisso, para voltarmos às nossas atividades como pessoas renovadas. Que sejamos uma Província que ora”, afirmou o Ministro Provincial.
A celebração encerrou-se com gestos de gratidão aos frades jubilandos, reconhecendo o dom de suas vidas consagradas à missão:
“Agradecemos a Deus o dom da vocação de cada um. É uma bênção a vocação de vocês. Aos jubilandos, nossa gratidão.”
Texto e fotos: Equipe de Comunicação Provincial