Semeadores do Evangelho no Coração do Brasil

LOGO PROVINCIA

A Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil é uma fraternidade na qual os irmãos, seguindo Jesus Cristo mais de perto e sob a ação do Espírito Santo, levam uma vida radicalmente evangélica. Os irmãos da Ordem dos Frades Menores pela profissão consagram-se totalmente a Deus, o sumo bem, vivendo o Evangelho na igreja, segundo a forma observada e proposta por São Francisco de Assis.

Os frades têm como princípios da paz, amar e respeitar a vida humana como valor absoluto; perdoar sempre, sem restrições; tomar sempre o partido dos mais fracos. Viver a fé em Jesus Cristo é se comprometer com a libertação dos oprimidos, por que em sua história de amor no mundo está a história do homem transformado.

Buscamos juntos, em comunhão com a comunidade cultivar os sentimentos que alimentam as transformações que devem ocorrer no nosso meio. Estas transformações tornam realidade o sonho de Deus para a humanidade e faz de nós uma grande família na vivência e na difusão do espírito franciscano.

A Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil foi fundada no dia 17 de julho de 1943, e no dia 20 de janeiro de 1944 aconteceu a primeira reunião em solo brasileiro. Mas, no início ela não tinha esta denominação. Na época, era chamada de Comissariado, e teve como primeiro comissário Frei Paulo Seibert. Com as Constituições Gerais da OFM promulgadas em 1967, a entidade franciscana passou a se chamar ‘Custódia’. Em seguida, foi elevada a Vice-Província e em 2004 a Província.

A atuação dos frades se estende em sete paróquias e uma região pastoral, seis escolas, três emissoras de rádio, projetos sociais das Paróquias e o Projeto social educativo para crianças e adolescentes – “Educar para a Vida”, em Pires do Rio – GO.

Além da sede da Província, na avenida São Francisco de Assis, no bairro Jundiaí, ela possui casas de acolhida para vocacionados, como o Seminário Regina Minorum, em Anápolis; o Noviciado Interprovincial, que acontece juntamente com a Custódia do Sagrado Coração e das Sete Alegrias de Nossa Senhora, em Catalão; e uma casa de Pós-Noviciado, em Goiânia.