Província do Santíssimo Nome de Jesus

Notícias › 10/03/2025

Dia das Mulheres deveria ser todo dia

Especial – Dia Internacional das Mulheres

No rosto de Nossa Senhora encontro então o rosto de tantas mães, de tantas mulheres que lutam por dignidade, por vida, por dias melhores. Certo dia do mês de novembro de 2023, e esse dia não me sai da cabeça, passei por minha grande alegria de conhecer a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em São Paulo. O rosto humanizado, humilde, sereno de Nossa Senhora do Carmo me encanta. Não preciso de hagiografia nem teologia para me explicar essa ligação amorosa com a Mãe de Deus.

Nossa Senhora foi presença central na novela Renascer (1993), que narrou a história de mulheres fortes: Jacutinga de Arrabal, Maria Santa, Inácia Galvão, Morena de Souza e Dona Patroa (Iolanda). Essa novela tem um valor afetivo, antropológico, sociológico, musical e espiritual muito forte nas transformações sociais que vieram entre os anos 1995 e 2005, em especial no tocante à presença da mulher na sociedade.

A diva do sertanejo, Roberta Miranda, rezou cantando Nossa Senhora, música de Roberto Carlos. E o Brasil de tradição devocional teve na voz de Nalva Aguiar homenagem na narração das celebrações de Natal, na belíssima canção Hino de Reis. Nos palcos dos teatros, a cantora e atriz Maria Bethânia encantou o mundo ao recitar poesias e orações a Nossa Senhora.

Todos aqueles que se dedicam aos estudos bíblicos-missiológicos necessariamente devem passar pelo capítulo 16 da Carta de São Paulo aos Romanos, onde o apóstolo descreve uma lista de mulheres que atuavam nas missões do cristianismo primitivo. Outros rostos femininos iluminaram a história humana: Clara de Assis, Marguerite Porete, Matilde de Magdeburgo, Luíza de Marillac, Luía Grimadi e Dulce dos Pobres, o anjo bom da Bahia, para tomar nota de alguns estudos missiológicos.

E quem nunca se encantou com a literatura de Clarice Lispector, Maria Clara Machado, Ivani Ribeiro, Glória Perez…? A lista seria imensa! Como imensa é a alegria de falar das mulheres locutoras de rádio, das grandes cozinheiras, faxineiras, motoristas, professoras, pesquisadoras, contabilistas, secretárias, médicas, jornalistas, vendedoras, políticas etc.

Em Goiás, três grandes nomes figuram na história mística e de luta em favor da vida: Chica Machado, escravizada; Santa Dica, ‘curandeira’; Damiana da Cunha, guerreira indígena. Entre essas mulheres, podemos citar outros rostos históricos que uniram a fé, o trabalho e a determinação num mundo onde não se falava em feminismo, mas que impuseram ao mundo patriarcal um novo modo de ver a realidade.

Rosto cheio de luz e de grande vigor é o da nossa primeira professora, a tia da alfabetização, quase uma autoridade da família. A tia que compartilhou a alegria dos primeiros desenhos, das primeiras letras, das primeiras descobertas na escola. Hoje, fico pensando que ela deveria ser homenageada por nós ao recebermos o diploma universitário.

Em cada rosto, um pouco de Nossa Senhora, um pouco das mulheres mães, das mulheres consagradas, das mulheres que se dedicam a mover o mundo com seu charme, sua disposição e sua alegria. A cada mulher, nossos votos de felicidades! A elas, a lembrança de que todo dia é dia da mulher e o chamado para construirmos o século XXI com melhores implementações das políticas públicas em defesa e proteção às mulheres: meninas, jovens, idosas.

Políticas públicas que assegurem às mulheres o compartilhamento de direitos e acessibilidade à proteção e ao desenvolvimento escolar, de saúde e de espiritualidade. Para isso, é necessário também nos educarmos para uma nova sociedade onde todos possam se ajudar, a começar com os pais ensinando os meninos a cuidarem dos serviços domésticos e permitindo que as meninas aprendam atividades até então consideradas masculinas, como mecânica e trabalho com a terra. Na Igreja, que haja a permissão para as meninas servirem o altar.

Enfim, todos os dias são dias das mulheres. E todos os dias somos convidados a lutar por direitos, respeito e convivência que eliminem a violência contra a mulher, principalmente a violência de silenciá-la. A cada mulher, parabéns pelo seu dia, que deve se estender a cada momento, a cada hora, em todos os dias!

Frei Ronildo Arruda, OFM.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Contatos

(62) 3327-0497

santissimonome.ofm@gmail.com

Endereço

Av. São Francisco de Assis, 363 - Bairro Jundiaí, Anápolis, GO - Cx Postal 461

Center map
Como chegar

Facebook

X