Educar para a paz e o bem
Especial – Dia da Escola
A pedagogia é a ciência que cria condições e meios para direcionar o ser humano na realização pessoal, significa orientar e conduzir. A pedagogia ajuda o ser humano na construção do processo educativo e formativo. E quanta responsabilidade os educadores têm, pois formam cidadãos para a sociedade. Educar para a paz e o bem é ter uma pedagogia franciscana que se fundamenta na vida de São Francisco de Assis em que o acolhimento e as virtudes perpassam por todo o caminho percorrido por ele.
Para uma pedagogia franciscana, o professor não é somente transmissor de conteúdos ou informações, mas um mestre mediador que provoca o protagonismo do aluno e a intencionalidade do conhecimento. Aquele que se compromete a trabalhar com a pedagogia franciscana da paz e do bem, antes tem que praticar o que ensina, vivenciar as virtudes para ensinar, pois é no testemunho que se convence o aluno e é dessa forma que se constrói uma educação humanizada, inovadora e inclusiva.
Educar para a paz e o bem é desenvolver a criança de maneira integral. Educar exige cuidado e requer uma atitude de acolher, ouvir, encorajar, apoiar, desenvolver o aprendizado, cuidar de si e do outro e amar a natureza. A educação franciscana se caracteriza pela ousadia, porque não se contenta em transmitir somente conhecimento, pois é pautada em virtudes e valores. Virtudes que são trabalhadas em sala de aula, iniciando na educação infantil com a virtude “Amor” e terminando com a “Prudência” na terceira série do Ensino Médio.
Os educadores percebem o quanto a educação franciscana contribui para a disciplina dos alunos. Ela converte-se em oportunidade de evangelização com o apoio da pastoral escolar, pois, por meio de projetos e dinâmicas, virtudes, tais como: respeito, união, confiança, fraternidade, amizade, gratidão, são exploradas de maneira lúdica. Assim a educação franciscana contribui para a reflexão sobre o respeito e o cuidado com o outro, da mesma forma que Francisco teve com o próximo. Um olhar simples que olha com ternura e amor.
Educar para a paz e o bem é muito mais que uma missão, é contribuir para uma sociedade mais justa e solidária. É acreditar que São Francisco de Assis deu o testemunho de vida e faz a diferença nos tempos de hoje com o evangelho vivo no meio de nós. É saber que ser um educador franciscano é ser um instrumento de Deus e um agente transformador de vidas, em que famílias testemunham milagres diários realizados pela educação da paz e do bem.
Wallana Sampaio Fideles
Gestora do Colégio Santo Antônio