PEDAGOGIA FRANCISCANA: uma proposta de formação integral
Especial – Dia da Escola
Nenhuma pessoa nasce pronta, mas vai elaborando processos de conhecimento e aprimoramentos ao longo das experiências propiciadas pela vida. A educação é elemento essencial e decisivo nesse contexto formativo da pessoa. Correlacionado a esse âmbito, o mundo é acentuado por frequentes transformações nas esferas científicas, acelerações tecnológicas, fenômeno da globalização, ainda há as questões que são oriundas do individualismo, a autossuficiência e a pluralidade. As escolas, dentre elas, a Rede Educacional Franciscana – REF, está inserida nesse universo e precisa responder aos desafios propagados pelas rápidas e impactantes mudanças, bem como as incertezas, tragédias sociais e ambientais, as variadas formas de preconceitos em todas as áreas e a “enxurrada” de polarizações que temos presenciado.
De um modo abrangente, a Pedagogia é uma das ferramentas mais eficientes que pode ser usada para trabalhar essa dimensão e com a rica possibilidade de promover resultados transformadores para o bem comum em combate a tantas formas de divisão que insistem imperar na sociedade. Para prosseguir essa reflexão é fundamental compreender o motivo que a Pedagogia é um instrumento valioso, para isso vamos analisar a afirmação de Libâneo (2006, p. 7)
Todo trabalho docente é trabalho pedagógico, mas nem todo trabalho pedagógico é trabalho docente. Um professor é um pedagogo, mas nem todo pedagogo precisa ser professor. Isso de modo algum leva a secundarizar a docência, pois não estamos falando de hegemonia ou relação de precedência entre campos científicos ou de atividade profissional. Trata-se, sim, de uma epistemologia do conhecimento pedagógico. […] Precisamente pela abrangência maior do campo conceitual e prático da pedagogia como reflexão sistemática sobre o campo educativo, pode-se reconhecer na prática social uma imensa variedade de práticas educativas, portanto uma diversidade de práticas pedagógicas. Em decorrência, é pedagoga toda pessoa que lida com algum tipo de prática educativa relacionada com o mundo dos saberes e modos de ação, não restritos à escola. A formação de educadores extrapola, pois, o âmbito escolar formal, abrangendo também esferas mais amplas da educação não-formal e formal. Assim, a formação profissional do pedagogo pode desdobrar-se em múltiplas especializações profissionais, sendo a docência uma entre elas.
Partindo do pressuposto introdutório deste artigo acerca da perenidade formativa da pessoa, a Educação nas suas múltiplas formas de acontecer, deve ser favorecida por essa concepção de Pedagogia e não ficar restrita ao “ministrar aula”. A Pedagogia é ferramenta singular para desenvolver o pensar, agir, ressignificar, articular, coordenar, estes fatores envolvem uma sucessão de probabilidades e não uma definição que a restringe.
Nesse caminho, a Pedagogia Franciscana, é uma proposta que contempla perspectivas de instrumentos para uma formação que vai além da sala de aula ou estritamente o ambiente escolar. A Pedagogia Franciscana desperta o senso de criticidade para saber realizar escolhas. A correlação com valores e virtudes, sobretudo o diálogo e a escuta, colaboram para capacitar as pessoas a perceber que o processo formativo não é líquido e se constrói gradativamente na gerência dos processos de escolha. A canção franciscana intitulada Tema de Francisco e Clara traduz essa concepção: “Se você quiser servir a Deus, faça poucas coisas, mas as faça bem. Pedra por pedra, com esperança de ver Jesus. Dia após dia, com alegria sempre buscando além”.
O modelo de vida de São Francisco de Assis, do ponto de vista humano, é um exemplo para a formação docente e discente, pois permeia o aprendizado sobre a paciência e o exercício do amor aos pequenos detalhes e conquistas nos processos pedagógicos. Com o grande pedagogo e estudioso Paulo Freire¹ compreendemos que ensinar é um ato fundamentado pela empatia e considerar a integralidade da pessoa com suas complexidades, adversidades, dons e talentos para evidenciar as potencialidades a favor das práticas do saber no exercício do conhecimento para o bem comum. Rubem Alves² sempre sonhou com uma pedagogia em que a escola estimule o aluno compreender que é capaz de pensar e a partir dessa faculdade potencializar a gerência de conflitos e desafios.
A Pedagogia Franciscana envolve a compreensão de que o professor não é um mero transmissor de conteúdo ou de informações, mas um mestre, um mediador que instiga e promove o “desenvolvimento da vocação de cada pessoa e da comunidade” (MANNES, 2021, p. 109). São Francisco de Assis no âmbito da liderança é inspiração e entusiasmo para olhar com zelo e cuidado fraterno, desses predicativos franciscanos temos a motivação para construir uma aprendizagem ao desenvolvimento pleno, para a autoliderança e cultivar boas relações de convivência. Na concepção franciscana, autoliderança “implica autoconhecimento, inteligência emocional, integridade, paixão pelo trabalho e novos desafios” (MANNES, 2021, p. 123), para que as escolhas sejam definidas de modo consciente.
Quem é incumbido da tarefa de ensinar a outros deve, antes, praticar o que ensina, ou praticar e ensinar simultaneamente. Pois o mestre é um expert na prática das virtudes, ou seja, não basta saber o bem, é necessário praticá-lo (MANNES, 2021, p. 110).
Na Rede Educacional Franciscana essa incumbência está fortificada na proposta formativa com projetos de grande relevância e cumprimento desses propósitos: Virtudes e Atitudes, Tempo Franciscano, Setembro Amarelo, Projeto Doe, Jogos Franciscanos, Bolsas Sociais, Campanha da Fraternidade, Noite Cultural, Musical Franciscano Frei Beraldo, Festival de Artes Integradas, Iniciação Científica, Avaliação Diagnóstica, Diálogo Inter-Religioso, Celebração pela Paz, Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais, Projeto Cuidando de Quem Ensina e Orientação Educacional.
Assim, a pedagogia franciscana contempla que
Não pode ser autêntico um sentimento de união íntima com os outros seres da natureza, se ao mesmo tempo não houver no coração ternura, compaixão e preocupação pelos seres humanos. […] Tudo está interligado. Por isso, exige-se uma preocupação pelo meio ambiente, unida ao amor sincero pelos seres humanos e a um compromisso constante com os problemas da sociedade (PAPA Francisco, Laudato Si’ 91).
A Pedagogia Franciscana é uma proposta de amor que busca desenvolver as potencialidades, especialmente a capacidade de se colocar a serviço da comunidade. Um plano humanizado que vai além de realizar celebrações e desenvolver projetos e/ou temas relacionados ao ano litúrgico, envolve viver o Evangelho a cada dia, desenvolver obras e gestos de cuidado e protagonismo altruísta para construirmos a civilização do amor fraterno.
1. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.
2. Rubem Azevedo Alves foi um psicanalista, educador, teólogo, escritor e pastor presbiteriano brasileiro. Foi autor de livros religiosos, educacionais, existenciais e infantis.
Guilherme Henrique Souza
Coordenador Geral da REF
REFERÊNCIAS
PAPA FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato Si’ do Santo Padre Francisco sobre o cuidado da casa
comum. São Paulo, Brasil: Paulus, 2015.
MANNES, João. Experiência e pensamento Franciscano: aurora de uma nova civilização. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2021.
LIBANÊO, J. C. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, p. 843-876, out. 2006.